Sometimes is never quite enough..

[,,] A saudade ensina ao coração o que sentiu e apreendeu quando estava a amar sem vontade ou sem prestar atenção. Ensina-lhe o que na verdade meteu dentro de si e jamais compreenderá - e que um dia deixará fugir.
A saudade é o castigo das almas puras, mas distraídas. [,,]

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Grande Viagem
























[,,]A Grande Viagem[,,]
Junho 2006

Uma voz emocionada falou do outro lado
Uma frase
Deu-se início ao fim
A dissolução física de uma família até hoje completa

Estava longe
E dei inicio a uma caminhada
Que me angustiava a cada minuto que me aproximava
Como se a distancia permitisse não acreditar
Os olhos e a voz embargados numa luta entre o sonho e a realidade
Num desejar crónico que o tempo parasse
A qualquer momento
Para que alguém me acordasse
E dissesse... está tudo bem.

Nunca tinha perdido ninguém
Mas hoje
Sei que não há defesas
Não há livro de instruções
Nada conforta os sentidos
Que nó é este que nos aperta o peito?
Que impotência é esta que nos prende a alma?
Somos Homens e tão frágeis
Magoamo-nos fisicamente,
Fazemos guerras,
Passamos dias sem comer
Em (im)perfeitas angustias pessoais e profissionais,
E superamos... melhor ou pior.
Mas a perda de alguém que amamos...

Sentimo-nos frágeis como as asas de uma vida
Que não podia ser de outra vida.
É um sopro de pequenez
Que nos desperta para a vulnerabilidade daquilo que somos

No dia seguinte... a realidade
Esperava-te sentado naquele mesmo cadeirão
A tua voz rouca a ecoar na casa
O teu riso e gargalhadas cristalinas
Que soltavas do fundo do teu peito
Tantas tardes quentes de Verão que passámos juntos
Aquele Alentejo solarengo que só nós conhecemos
Os serões na (im)possível e escassa frescura da noite
Sentados cá fora
Lembro de uma noite ter-te feito rir desalmadamente
Da avó me contar que te continuaste a rir já deitado;
Lembro de irmos à pesca e comermos o peixe debaixo de um chaparro grande
E de dormirmos a sesta na hora do calor
Os dias eram tão grandes
Não tinham fim
O céu, ao final do dia 
Ficava laranja
E tu dizias – com essa tua experiência de vida – “amanha vai estar mais calor”
E estava.

Fica em mim parte de ti
Guardo e abraço tudo o que recebi
Escrevo-te,
Não para exorcizar a dor
Mas para que saibas
Que fui sempre eu do teu lado
Que foi tudo incondicional
Que as últimas palavras que ouviste foram as minhas
Que era eu que chorava desalmadamente como uma criança
Porque sim
Porque fazes falta.
Ponto.

Partiste no mês em que nasci,
Não sei para onde vais
Se olhas por mim, por nós
Mas se o fizeres
Fá-lo sempre com a mesma inocência com que viveste para mim
Como uma criança grande
Cabelos grisalhos e coração grandioso
Com o mesmo brilho nos olhos.
O Mundo é feito de Grandes Homens como tu

Boa Viagem Avô